Projetos

O Ponto de Cultura- Cultura Mais Circo, realizado pela Cia Cuca de Teatro, foi iniciado, em 2009, como uma das atividades do Programa Cultura Viva  em parceria com o Ministério da Cultura (MINC)  e  a  Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT).
O objetivo é contribuir com a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na cidade de Feira de Santana, favorecendo o seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo.
O Ponto trabalha com oficinas  de forma integrada, unindo circo, teatro e música, oferecendo maiores possibilidades de  apreciação artística, criação, inovação cênica e qualificação ampla dos jovens.

O Ponto de Cultura atende masi de 100 crianças e adolescentes, estudantes da rede pública de bairros carentes de Feira de Santana, na faixa etária de 12 e 15 anos, com oficinas de técnicas circenses (acrobacia, contorcionismo e equilíbrio), teatro (focado nas técnicas do Clown – palhaço – e jogos teatrais), música (complementação no sentido de dotar os alunos de uma percepção básica musical) e informática (inclusão digital). Todas as oficinas são gratuitas e pautadas em conceitos cidadãos como o respeito ao próximo, à comunidade, ao meio ambiente e aos valores sociais que afastam os jovens das drogas e da violência. Saiba mais...

Fenatifs – Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Iniciado em 2008) - Um evento que transforma Feira de Santana em um Pólo fomentador do teatro para a infância e juventude no Brasil. O Festival Nacional de Teatro Infantil tem a missão de integrar uma pluralidade de expressões artísticas e possui o compromisso de valorizar, debater, desenvolver, popularizar e perpetuar a magia do teatro.  Além da venda de ingressos a preços populares para a comunidade, o Fenatifs democratiza o teatro, através da concessão de ingressos para escolas públicas e instituições beneficentes. Patrocínio: Le Biscui, Pererê peças, Tecnolens, através do FAZCULTURA (2008) Fundo de Cultura do estado da Bahia (2009).
1ª Edição     2ª Edição     3ª Edição     4ª Edição


Domingo Tem Teatro (iniciado em 2005) - Uma Campanha de popularização do Teatro para a Infância e Juventude que tem como característica a apresentação de espetáculos de qualidade comprovada a preços populares. O projeto acontece anualmente no período de março a dezembro, em dia e horário diferenciado, sempre aos domingos às 10 horas e 30 minutos no teatro do CUCA. Além dos ingressos a preços populares para a comunidade, a Cia disponibiliza uma cota de convites por sessão para instituições que cuidam de menores, prática que o Grupo desenvolve em parceria com a Secretaria de Ação Social do Município. Parceiros: empresas Le biscuit, Opera Idiomas, Acádemia Aquática, Chalé Catarenense e Águia Filmes


Fantasia Um Caminho na Educação (Iniciado em 2005) - Projeto de responsabilidade social que visa levar crianças de escolas públicas ao teatro e o teatro à escola de forma gratuita. O Projeto permite o convívio e a aproximação com espetáculos teatrais, não apenas como entretenimento, mas também como fonte interdisciplinar de conhecimento. Patrocínio: empresas Le biscuit e Grupo Pererê, através do FAZCULTURA;



Educação Ambiental (Iniciado em 2003) - Projeto voltado para crianças de escolas públicas e privadas de Feira de Santana, onde são realizadas apresentações de espetáculos educativos e exposições sobre meio ambiente. No ano de 2008 a Cooperativa recebeu a comenda “Mérito do Meio Ambiente Rio Subaé” concedido em sessão pública pela Câmara Municipal de Feira de Santana em reconhecimento aos serviços prestados na educação ambiental de nosso município. Patrocínio: Banco Bradesco, através do Pró-Cultura.

Planeta Ação (Realizado em 2002) - Projeto de arte-cidadania voltado para os filhos dos badameiros do Aterro Sanitário de Feira de Santana, antigo Lixão do bairro Nova Esperança. Patrocínio: Colégio Hélyos, através do Pró-Cultura.



Repertório de montagens:

Maria Minhoca; Só Depende de Nós; A Flauta de Pã; O Boi e o Burro no caminho de Belém; A Peleja de Maria Bonitinha; Os Cigarras e Os Formigas; Terezinha de Jesus; Uma Família em Apuros e  A Estrela do Menino Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário